CLAP | Clínica de Angiologia e Dermatologia

Cuidados com Feridas e Estomias

A estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro, instituída no Brasil desde 1990, voltada principalmente a assistência às pessoas com feridas e estomias, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação em busca de melhor qualidade de vida.

Úlceras venosas

As feridas oriundas de problemas no retorno venoso são as mais comuns nos membros inferiores. Habitualmente se situam na parte interna dos tornozelos e pernas e apresentam uma coloração avermelhada. Uma boa avaliação é o segredo para a realização de um bom plano terapêutico, que necessita de cuidado adequado da úlcera associado a uma terapia de compressão efetiva no membro.

Úlceras linfáticas

Patologias no sistema linfático habitualmente são resultado de infecções de repetição (erisipelas) e muitas vezes vem acompanhadas também de alterações no retorno venoso e obesidade. Pela sua diversidade de causas, seu tratamento se torna complexo e necessita de cuidados especiais e direcionados a reabilitação veio linfática, cuidados com a pele e drenagem linfática.

Pé Diabético

Graças as alterações na sua microcirculação e no sistema nervoso, os pacientes diabéticos apresentam uma grande predisposição ao aparecimento de feridas nos pés. Cuidados e orientações de prevenção fazem parte do pilar para evitar complicações graves. Uma vez existindo a ferida, um cuidado multidisciplinar se faz necessário para melhora cicatrização das lesões e reabilitação

Cuidados com Estomias

Ostoma, ostomia, estoma ou estomia são palavras que possuem o mesmo significado, derivado do grego em que “osto” é boca e “tomia” abertura. Estomas do tubo digestivo são comunicações diretas de qualquer víscera oca com a superfície do corpo. O estoma intestinal é um procedimento cirúrgico onde é realizada uma abertura no abdome e exteriorizado um segmento da alça intestinal, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado por uma bolsa externa. Orientações e cuidados especiais no manejo dos estomas desde os primeiros dias do procedimento e um acompanhamento permanente por especialistas é de extrema importância para a prevenção e tratamento de complicações.

Queimaduras

As queimaduras são lesões na pele e tecidos adjacentes oriundos de exposição a alta temperatura. Elas podem ter diversas causas (térmica, elétrica, química…) e possuem diversos graus. Algumas vezes necessitam de procedimento cirúrgico para limpeza da ferida e o seguimento com equipe especializada se faz necessário para evitar sequelas e acelerar a recuperação e retorno a qualidade de vida.