CLAP | Clínica de Angiologia e Dermatologia

Angiologia / Cirurgia Vascular

Especialidade médica que cuida dos problemas circulatórios periféricos. Tem no cuidados das varizes sua patologia mais prevalente , desde a abordagem clínica até os procedimentos correlacionados, mas também atua em diversas outras áreas como o cuidado nos pés diabéticos, nas patologias arteriais (aneurismas e doenças oclusivas), nas tromboses e nos acessos vasculares (para quimioterapia e hemodiálise)

Pé Diabético

A medida que a população aumenta sua expectativa de vida, o diabetes se torna uma doença cada vez mais prevalente e com isso as complicações relacionadas a ela. Os cuidados com a complicações circulatórios da doença , principalmente aquelas relacionadas aos pés desses pacientes estão no escopo da atuação do cirurgião vascular

Doença arterial periférica

O processo aterosclerótico relacionado a doenças como diabetes, hipertensão e tabagismo, leva ao entupimento de artérias nos membros inferiores e com isso iniciam-se sintomas como dores e dormências nas pernas, principalmente ao caminhar. A condução do tratamento envolve medidas comportamentais e clínicas a em último caso a necessidade de abordagem cirúrgica.

Varizes

Doença extremamente prevalente na população, tanto em homens quanto em mulheres, trazendo desconforto estético e clínico. Atualmente é extremamente vasta as formas de tratamento e deve-se sempre buscar uma abordagem individualizada, pautada na queixa do paciente, encontrando um plano de tratamento que seja efetivo na melhora da sua qualidade de vida. A busca por atividades físicas regulares e uma dieta mais equilibrada são pilares no tratamento e podem ser aliadas ao uso de flebotônicos e terapia compressiva, além de diversos tratamentos como a microcirurgia, escleroterapia com espuma e laser.

Aneurisma de Aorta

A artéria Aorta é um dos vasos mais importantes do nosso corpo, pois distribui sangue para vários órgãos primordiais. Em seu trajeto ela apresenta um tamanho dito como normal, a partir do momento em que ela sofre uma dilatação acentuada, chamamos de aneurisma. Na ocorrência desta patologia, é necessário a avaliação e principalmente o acompanhamento adequado para orientar e minimizar os riscos.

Trombose Venosa Profunda

A trombose (palavra que causa frio na barriga em muitos pacientes) nada mais é do que o entupimento de um veia, normalmente das pernas, mas que pode acometer outras partes do corpo também. Apresenta como complicação mais grave a embolia pulmonar, mas se n˜o for tratada corretamente pode deixar sequelas por bastante tempo. Existem vários fatores de risco (obesidade e sedentarismo são alguns deles) e várias formas de minimizar sua chance de aparecimento e otimizar seu diagnóstico e tratamento.

Acessos vasculares

Algumas vezes se faz necessário a utilização de cateteres implantados em veias profundas para a infusão de medicações por tempo prolongado, realização de quimioterapia e de hemodiálise, estes procedimentos são minimamente invasivos e quando realizados por cirurgiões vasculares apresentam ótimo resultado e longa durabilidade. Em determinadas situações onde o paciente necessita de hemodiálise por tempo prolongado, uma fístula arteriovenosa (cirurgia para comunicar uma veia a uma artéria) deve ser realizada, visando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Doenças da carótida

O acidente vascular cerebral (AVC ou derrame), em algumas situações, tem sua causa originada nas carótidas (artérias que passam na região do pescoço e levam sangue ao cérebro). Essa avaliação de forma preventiva, através do Doppler, se faz importante em determinado perfil de pacientes e algumas vezes se faz necessário a realização de procedimentos visando a redução do risco de eventos neurológicos.